![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ7avUH6AhVPEbOFWjpqTZvXObAwRnQsPCvYFE0Ik4WaxC-19iC5DMg76OL0cXC_nt7LplRSIQ0wF4HCUwhKmG1yGt2rO-RYB3nDSdCTzLHbjCDvLNd4TTo2MCocxLgvEWZBcpeto-tpBq/s320/puro_sangue_lusitano.jpg)
Puro Sangue Lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal.
Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe.
Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais, se supõe, descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente.
Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos Brad oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do Árabe.
Aptidões
É um cavalo versátil cuja docilidade, agilidade e coragem lhe permitem atualmente competir em quase todas as modalidades do moderno desporto equestre: adestramento, alta escola, salto, enduro e tração ligeira, sendo no entanto imbatíveis no toureio equestre.
Características
Altura média de 1.60m; cabeça com perfil subconvexo; orelhas médias e muito atentas; pescoço arredondado em sua linha superior; garupa arredondada; movimentos ágeis, elevados, briosos e extensos e com grande facilidade para a reunião. Sua pelagem predominante é a tordilha seguida da castanha, sendo admitidas a baia, alazã e a preta. sua seleção de milhares de anos lhe garante uma grande afinidade com os ginetes, muito superior a quaisquer raças modernas.
Origem
Raça típica das planícies quentes e secas do sudoeste da Península Ibérica. É o mais antigo cavalo de sela do mundo, tendo sido conhecido como Bético-lusitano, Andaluz e finalmente, a partir de 1967, por Lusitano, com a fundação do Stud Book da Raça Lusitana, posteriormente passou a chamar-se Puro Sangue Lusitano.
Sem comentários:
Enviar um comentário